Quiropraxista: Cláudio Jose de Souza - ABQ 52

Horário : Seg. a Sex. das 10h as 19h
  Contato : (11) 99525-3069 / (11) 99153-0826

Acupuntura

Há cinco mil anos, quando criaram a Acupuntura, os chineses não sabiam que o cérebro comandava todo o organismo. Hoje aquele meridiano citado na terapia oriental, é explicado como as terminações nervosas conectadas ao cérebro, o que soa mais plausível para nossa medicina ocidental.

Como funciona a Acupuntura

Através de pesquisas com cobaias humanas, provaram que picadas em diferentes pontos de nosso corpo ativam uma terminação nervosa específica. Por exemplo, uma simples picada no dedo mínimo do pé de uma cobaia (ponto para o tratamento de problemas da visão), provocaram atividade na área visual do córtex cerebral, a estrutura que comanda a fabricação das substâncias que induzem os impulsos a percorrer os neurônios. As agulhadas curam ao fazer com que o próprio organismo produza seus remédios. Se os acupunturistas a controlam, podem bloquear a dor das doenças ou aliviar a dependência de drogas, tabaco e álcool.

Para notar as alterações e ações que as agulhas provocaram no cérebro, foi usada uma ressonância magnética, que além de enxergar o córtex, identifica mudanças na quantidade de oxigênio no sangue, revelando quais regiões cerebrais estão em atividade.

Existe uma célula na coluna vertebral que se chama interneurônio, e sua finalidade é evitar que o cérebro seja avisado da dor em situações em que isso prejudicaria o indivíduo, por exemplo, quando um sujeito que, apesar da perna quebrada, tem que se safar de um acidente. A Acupuntura usa esse recurso em casos menos extremos, quando se estimula um certo tipo de terminação nervosa logo abaixo da pele, o interneurônio é induzido a entrar em ação, bloqueando o caminho da dor no corpo todo.

Importante: Os pontos de acupuntura são justamente os lugares da pele com a maior concentração de nervos que ativam esse mecanismo.

No início de 1997, os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, comprovaram através de evidências fortíssimas que as agulhas melhoram dores de cabeça, de dentes, de coluna, e cólicas menstruais. Tudo previsto pela teoria dos interneurônios. Mas também ficou provado que é eficiente no tratamento de asma, bronquite, enjôos em pacientes de quimioterapia ou recém-operados e para ajudar na reabilitação de viciados em álcool, tabaco e drogas. Em todos esses casos as agulhas bem aplicadas trazem bons resultados e não causam efeitos colaterais. É o tratamento perfeito para tudo que for relacionado com tensão.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a terapia aos países membros. Dos 1500 acupontos, a OMS comprovou a eficácia de 360. Portanto milhares de pessoas em todos os países hoje recorrem a Acupuntura como forma alternativa de sanar um problema sem efeitos colaterais, sem droga e a baixo custo.

 

Agende agora uma Visita ao Claudio neste Link